Monday, April 10, 2006

Objetivos do curso:
Discutir a escrita da história da educação no Brasil, analisando as tendências históricas e atuais do campo. Refletir sobre fontes impressas e orais, interrogando-se a respeito de seus aspectos teórico-metodológicos específicos. Abordar a importância dos arquivos históricos e escolares para guarda, produção e socialização de acervos documentais.
Programação
Março:
Dia 15 (Aula 1)
Historiografia da educação brasileira: constituição histórica do campo e sua configuração atual

a) Apresentação dos alunos, das professoras, do curso e organização dos seminários.

b) A constituição histórica do campo
VIDAL, Diana G.; FARIA FILHO, Luciano M. História da educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). Revista Brasileira de História, v. 23, n. 45, 2003, p. 37-70.

Bibliografia complementar:
CARVALHO, Marta M. C. A configuração da historiografia educacional brasileira. In: FREITAS, Marcos Cezar (org.). Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto; Bragança Paulista: EDUSF, 1998, p. 329-353.
KUHLMANN JR., Moysés. Raízes da historiografia educacional brasileira (1881-1922). Cadernos de Pesquisa, n. 106, mar. 1999, p. 159-172.
MONARCHA, Carlos. História da educação brasileira: atos inaugurais. Horizontes, n. 14, 1996, p. 35-44.
WARDE, Mirian. “Contribuição da História para a Educação”. Em aberto, ano IX, n. 47, jul./set. 1990, p. 3-11.
WARDE, Mirian J.; CARVALHO, Marta M. C. Política e cultura na produção da história da educação no Brasil. Contemporaneidade e educação, ano V, n. 7, 1º sem. 2000, p. 9-33.

Dia 22 (Aula 2)Historiografia da educação brasileira: constituição histórica do campo e sua configuração atual

a) Tendências atuais
CATANI, Denice B.; FARIA FILHO, Luciano M. Um lugar de produção e a produção de um lugar: a história e a historiografia divulgadas no GT História da Educação da ANPEd (1985-2000). In: GONDRA, José Gonçalves (Org.) Pesquisa em História da Educação no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005, p. 85-112.
FARIA FILHO, Luciano M.; VIDAL, Diana G. História da educação no Brasil: a constituição histórica do campo e sua configuração atual. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 17, n. 2, 2003, p. 28-47.

Bibliografia complementar:
SAVIANI, Dermeval. História e historiografia da escola pública no Brasil: um olhar a partir da história das idéias pedagógicas. Conferência de abertura do VI Seminário HISTEBDR, Aracajú, mimeo, 2003, 8p.
WARDE, Mirian J. Historiografia da educação brasileira: mapa conceitual e metodológico (dos anos 1970 aos anos 1990). Revista do Mestrado em Educação, UFS, v. 6, fev./jun. 2003, p. 45-50.

b) A escrita da história da educação: objetos, fontes e arquivos
(Seminário de Texto 1)
NUNES, Clarice; CARVALHO, Marta M. C. Historiografia da educação e fontes. In: GONDRA, José Gonçalves (Org.) Pesquisa em História da Educação no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005, p. 17-62.

Bibliografia complementar:
VIDAL, Diana G. Cultura e prática escolares: uma reflexão sobre documentos e arquivos escolares. In: ZAIA, Iomar; MOREIRA, Maria C. Escola de Aplicação: o arquivo e a memória escolar. CDROM. São Paulo: FEUSP/FAPESP/Centro de Memória da Educação, 2004.
FARGE, Arlete. La atracción del archivo. Valência: Ediciones Alfons el Magnanim, 1991.

Dia 29 (Aula 3)A escrita da história da educação: objetos, fontes e arquivos (Seminário de Texto 2)
CERTEAU, M. A operação historiográfica. In: _____. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982, p. 65-119.

Bibliografia complementar:
LE GOFF, Jacques. História [O oficio do historiador; A história hoje]. In: _____ . História e memória. Lisboa: Edições 70, 2000, p. 100-140.
VIDAL, Diana G. Michel de Certeau e a difícil arte de fazer história das práticas. In:FARIA FILHO, Luciano M. (org.). Pensadores sociais e história da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 257-284.

Abril:
Dia 6 - Semana Santa - (sem aulas)


Dia 12 (Aula 4)Fontes impressas: questões teóricas e metodológicas

a) Procedimentos metodológicos na análise dos documentos impressos, com ênfase nos textos oficiais. (Seminário de Texto 3 )
THOMPSON, E. P. Senhores & Caçadores: a origem da lei negra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, introdução.
FARIA FILHO, Luciano M. Fazer história da educação com E. P. Thompson: trajetórias de um aprendizado. In: _____. (org.). Pensadores sociais e história da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 239-256.Bibliografia complementar:FARIA FILHO, Luciano M. A legislação escolar como fonte para a história da educação: uma tentativa de interpretação. In: _____. (org.). Educação, modernidade e civilização. Belo Horizonte: Autêntica, 1998, p. 90-125.

Dia 19 (Aula 5)Fontes impressas: questões teóricas e metodológicas (Seminário de Texto 4)
a)fontes impressas como fontes e objetos de pesquisa
CUE, Alberto. Cultura escrita, literatura e história conversaciones con Roger Chartier. México, 1999, p. 19-69.
CHARTIER, Roger. As revoluções da leitura no ocidente. In: ABREU, Márcia (org.). Leitura, história e história da leitura. Campinas: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil; São Paulo: Fapesp, 1999, p. 19-31.

Bibliografia complementar:
GALVÃO, Ana Maria O. Cordel leitores e ouvintes [O leitor/ouvinte nas páginas dos folhetos: um estudo do impresso]. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, p. 1-59.
CHARTIER, Roger (coord.). As utilizações do objecto impresso (séculos XV-XIX). Portugal: Difel, 1998, p. 9-21.
CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: UNB, 1999, p.7-31.

Dia 26 (Aula 6)Fontes impressas: questões teóricas e metodológicas (Seminário de texto 5)
a) Análise das fontes impressas na sua materialidade em uma dupla dimensão, enfocando o discurso produzido a partir dos sentidos e deslocamentos provocados pelo ato da leitura, no qual a forma do impresso e a forma que o texto nele assume exercem uma função fundamental
CHARTIER, Roger. Do livro à leitura. In: CHARTIER, Roger (org). Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996, p. 77-105.
FRADE, Isabel Cristina A. S. Revistas pedagógicas: qual a identidade do impresso? In: BATISTA, Antônio A. G.; GALVÃO, Ana Maria O. (orgs.). Leitura: práticas, impressos, letramentos. Belo Horizonte: Autêntica, 1999, p. 99-118.

Bibliografia complementar:
CARVALHO, Marta M. C. Uso do impresso nas estratégias católicas de conformação do campo doutrinário da pedagogia (1931-1935). Cadernos ANPEd, n. 7, dez. 1994, p. 41-60.

Maio
Dia 03 (Aula 7)Fontes impressas: questões teóricas e metodológicas
a) Alguns procedimentos metodológicos na análise dos documentos impressos: a imprensa pedagógica.
Apresentação da pesquisa “O impresso pedagógico como estratégia de formação e de conformação do campo pedagógico em Minas Gerais: Revista do Ensino 1925-1940”, pela Profa. Maurilane de Souza Biccas.

BICCAS, Maurilane de S. Impresso pedagógico como objeto e fonte para a História da Educação em Minas Gerais: Revista do Ensino (1925-1940). In.: MORAIS, Christiani; PORTES, Écio; ARRUDA, Maria Aparecida. História da Educação: ensino e pesquisa. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p.71-106.
BICCAS, Maurilane de S.; CARVALHO, Marta M. C. Reforma escolar e práticas de leitura de professores: a Revista do Ensino. In: CARVALHO, Marta M. C.; VIDAL, Diana G. (orgs.). Biblioteca e formação docente: recursos de leitura. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 63-91.

Bibliografia complementar:
CATANI, Denice B.; SOUZA, Cynthia P. A geração de instrumentos de pesquisa em história da educação: estudos sobre revistas de ensino. In: VIDAL, Diana G.; HILSDORF, Maria Lúcia S. (orgs.). Brasil 500 Anos: tópicas em história da educação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001, p. 241-254.
NOVOA, António. A imprensa de educação e ensino. In: CATANI, Denice B., BASTOS, Maria Helena C. (orgs.). Educação em revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras, 1997.

Dia 10 (Aula 8)Fontes impressas: questões teóricas e metodológicas (Seminário de Texto 6)
a) Alguns procedimentos metodológicos na análise dos documentos impressos: jornais
SIRINELLI, Jean-François. Os intelectuais. In.:RÉMOND, René (Org.) Por uma história política. Ed. FGV.
CUE, Alberto. Cultura escrita, literatura e história conversaciones con Roger Chartier. México, 1999, p. 157-191.

Bibliografia complementar:
ROMANCINI, Richard. História e Jornalismo: reflexões sobre campos de pesquisa. http://reposcom.portcom.intercom.org.br/bitstream/1904/17413/1/R0863-1.pdf - 15/03/2007
GRAZZIONTIN, Francine. Imprensa: considerações para seu uso como fonte histórica. Mimeo.

Dia 17 (Aula 9) Fontes impressas: questões teóricas e metodológicas
(Seminário de Texto 7)
a) Alguns procedimentos metodológicos na análise dos documentos impressos: os livros didáticos

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, v. 30, n. 3, set./dez. 2004, p. 549-566.
CHOPPIN, Alain. O historiador e o livro escolar. História da Educação, n. 11, abr. 2002, p. 5-24.
BITTENCOURT, Circe M. F. Autores e editores de compêndios e livros de leitura (1810-1910). Educação e Pesquisa, v. 30, n. 3, set./dez. 2004, p. 476-491.

Bibliografia complementar:
FERNANDES, Rogério; FILGUEIRAS, Margarida L. Opções pedagógicas e seleção de manuais escolares na região do Porto (sécs. XIX-XX). In.: MENEZES, Maria C. (org.). Educação, memória, história: possibilidades, leituras. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 145-178.
SOARES, Magda. O livro didático como fonte para a história da leitura e da formação do professor-leitor. In.:MARINHO, Marildes. Ler e Navegar: espaços e percursos da leitura. Campinas: Mercado de Letras: ALB, 2001, p.31-76.
MACIEL, Francisca I. P.; FRADE, Isabel C. S. Cartilhas de alfabetização e nacionalismo. In.: PERES, Eliane; TAMBARA, Elomar (orgs.). Livros escolares e ensino da leitura e da escrita no Brasil (séculos XIX-XX). Pelotas: Seiva, 2003, p. 27-51.

Dia 24 (Aula 10)Fontes impressas: questões teóricas e metodológicas (Seminário de Texto 8)
a) As imagens como fontes para a história da educação: questões teóricas e procedimentos metodológicos

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas: Papirus, 1993, p. 23-56.
BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem [Fotografias e imagens; Cultura material através de imagens; A história cultural das imagens]. Bauru, SP: EDUSC, 2004, p. 25-41; p. 99-125; p. 225-238.

Bibliografia complementar:
BURKE, Peter. Como confiar em fotografias. Folha de São Paulo. Mais! 4/02/2001, p. 13-14.
KOSSOY, Boris; CARNEIRO, Maria Luiza T. O olhar europeu: o negro na iconografia brasileira do século XIX. São Paulo: EDUSP, 2002, p. 173-191.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000, p. 25-60; p. 127-142.KOSSOY, Boris. Fotografia & História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001, p.35-50._____. + 3 questões sobre fotografia. Folha de São Paulo. Mais! 31/12/2000, p. 3.

Dia 31 (Aula 11)História Oral: Questões teóricas e metodológicas (Profa. Convidada Diana Vidal)

FERREIRA, Marieta de Moraes. Desafios e dilemas da história oral nos anos 90: o caso do Brasil. História oral, nr. 1, 1998, p. 19-30.
VIDAL, Diana G. De Heródoto ao gravador: histórias da história oral. Resgate, Campinas (1): 77-82, jun.1990.
a) Construção e transcrição das entrevistas:
ALBERTI, Verena. História oral. A experiência do CPDOC. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1990, p.11-23.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de história oral. São Paulo: Edições Loyola, 1996, p. 51-61.
THOMPSON, Paul. A voz do passado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992, cap. 3.

b) Quantitativo e qualitativo:
BERTAUX, Daniel. L'approche biographique. sa validité metodologique, ses potentialités". Cahiers Internationaux de Sociologie LXIX (27): 197-226, jui/dec. 1980.

c) Os sujeitos da história oral:
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes e AMADO, Janaína (org). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996, p. 183-192.
PORTELLI, Alessandro. O que faz a história oral diferente. Projeto história, nr. 14, fev. 1997, p. 25-39.

Junho
Dia 07 - Feriado - Corpus Chirsti

Dia 14 (Aula 12)Seminário de Pesquisa sobre Fontes Impressas e História da Educação. (Seminário de pesquisa 1)
Fechamento e avaliação final do curso feita pelos alunos (Maurilane)
Serão realizados um seminários de pesquisa sobre as temáticas abordadas durante o curso. Realizar um levantamento da produção em história da educação apresentada nos três Congressos Brasileiros de História da Educação.

Avaliação:
Seminários de texto (8) ou pesquisa (1) e trabalho final, articulando investigação individual e reflexões do curso.

São aproximadamente 25 alunos e 9 seminários. Podemos fazer duplas e trios, se possível privilegiar mestrandos com pelo menos um doutorando.